Terceiro conjunto de textos de 2025 dos Cadernos de História da Educação

Caras(os) sócias(os),

Divulgamos mensagem do Prof. Dr. Décio Gatti Júnior: 

Prezados/as colegas da área de História da Educação,

Esperamos que estejam bem!

Temos a grata satisfação de comunicar que se encontra publicado o terceiro conjunto de textos de 2025 dos Cadernos de História da Educação. Nele, há um dossiê temático, composto por um texto de apresentação e seis artigos originais, com autores brasileiros, portugueses e italianos. Em seguida constam publicados três artigos originais na temática histórico-educacional. Destacamos que os textos estão publicados em edições bilíngues. Conheçam o sumário deste terceiro conjunto de textos logo abaixo e em anexo. Para conhecerem a versão integral das colaborações publicadas até o presente momento acessem: http://www.seer.ufu.br/index.php/che. Boa leitura!

Com os melhores cumprimentos,

Prof. Dr. Décio Gatti Júnior

Presidente da Comissão Editorial/Cadernos de História da Educação

Faculdade de Educação/Universidade Federal de Uberlândia

TERCEIRO CONJUNTO DE TEXTOS PUBLICADOS EM 2025 NOS CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (V.24, PUBLICAÇÃO CONTÍNUA)

Dossiê – Silabários para o ensino da leitura e da escrita no aqui e no além-mar (Séculos XVI-XX)

Silabários para o ensino da leitura e da escrita no aqui e no além-mar (Séculos XVI-XX)

Claudia Panizzolo, Juliano Guerra Rocha

Da Arte de Silabar aos modernos silabários da Língua Portuguesa: a persistência da língua ensinada

Justino Magalhães

Silabários e exercícios de leitura na Itália da pós-unificação até o final do século XIX: produção, circulação e métodos

Alberto Barausse

Aprender a ler e escrever na Itália no início do século XX. O silabário Api sui fiori de Marcellina Cappelli Bajocco

Michela D’Alessio, Nicole Panzera

História do ensino da leitura no Brasil e os silabários do século XIX

Juliano Guerra Rocha

‘Amiamo molto l’ Italia, quantunque lontani’: um silabário italiano impresso em Pelotas/RS, a contribuição do professor Malan

Terciane Ângela Luchese

O Syllabario Escolar de Miguel Maria Jardim e a doutrina mnemonisada para o aprendizado da leitura (1878)

Claudia Panizzolo

Artigos

A abordagem de funções em livros didáticos de matemática no período anterior ao Movimento da Matemática Moderna

Eduardo Gonçalves dos Santos, Kelyane Barboza de Abreu

Uma Escola de Agronomia para a Amazônia: elementos da implantação do Ensino Superior Agrícola na região Norte do Brasil (1945-1972)

Ranyelle Foro de Sousa, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

Escola pública e memória: vivências de professoras aposentadas do município de Portão (Rio Grande do Sul)

Sandra Maria Costa dos Passos Colling, Magna Lima Magalhães, Ana Luiza Carvalho da Rocha

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