Sobre a SBHE

Sobre

A Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) é uma associação civil para fins não econômicos, pessoa jurídica de direito privado. A SBHE é dirigida por uma diretoria eleita pelos seus associados e com mandato de dois anos. Esta é composta por pesquisadores situados em de todas regiões brasileiras, conta ainda com um Conselho Fiscal responsável pelo acompanhamento da gestão financeira da entidade. A SBHE tem como objetivos:

  • Congregar os profissionais brasileiros que realizam atividades de pesquisa e/ou docência em História da Educação;
  • Realizar e fomentar estudos de História da Educação;
  • Estimular estudos interdisciplinares, promover intercâmbios com sociedades congêneres nacionais e/ou internacionais, favorecendo a participação de especialistas de áreas afins;
  • Propiciar o cultivo da crítica e do pluralismo teórico na área e em suas atividades e produções;
  • Estimular diferentes formas de divulgação e informação das produções em História da Educação;
  • Organizar e promover eventos, seminários, cursos e outras iniciativas similares, podendo interagir com associações congêneres com vistas à atualização do conhecimento e à socialização das experiências realizadas na área.
    • História

      Fundada em setembro de 1999, a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) é parte do processo de institucionalização da área de História da Educação no país. A criação da entidade proporcionou novos espaços para a discussão e a divulgação da produção da área, tendo como expressões destes lugares, físicos e simbólicos, os Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE), a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) e as coleções Horizontes da História da Educação e Documentos da História da Educação Brasileira.

      O primeiro CBHE foi realizado em 2000, enquanto que a nona edição encontra-se em fase de organização. A RBHE, publicada a partir de 2001, segue em circulação de forma regular e ininterrupta, enquanto que as coleções Documentos e Horizontes foram responsáveis pela publicação de 25 volumes, seja na forma de impressos ou de e-books. Ao longo dos anos, a SBHE destacou-se no apoio ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área, tarefas estas inscritas entre os seus objetivos institucionais.

      No cenário internacional a SBHE tem assumido o papel de interlocutora e articuladora da comunidade de pesquisadores brasileiros em relação às inúmeras demandas relacionadas aos eventos científicos, publicações e projetos integrados com a comunidade internacional. A SBHE pautou-se, também, pela sua vocação interdisciplinar, tanto no que diz respeito à origem dos seus associados, como em relação à natureza das atividades que promove, possibilitando um amplo diálogo na fronteira das grandes áreas da Educação e da História.