Acesso à informação

Prezados/as colegas,

Divulgamos as chamadas abertas para recebimento de artigos para 7 Dossiês Temáticos na EDUCAR EM REVISTA (periódico do Setor de Educação da UFPR).
Cada dossiê possui uma data específica para o recebimento das submissões de manuscritos (importante verificar, a mensagem abaixo, ou mesmo a página principal da revista).
Informamos também que, por motivo de grande demanda de artigos em processo de avaliação, suspendemos – temporariamente – o recebimento de artigos para a seção de demanda contínua. Neste momento, recebemos apenas textos para dossiês.   
Abraços,
Gizele de Souza – Editora Chefe da Educar em Revista/UFPR 
Catarina Moro – Editora Adjunta da Educar em Revista/UFPR

Educar em Revista – UFPR - Versão On-line ISSN 1984-0411
SciELO - Scientific Electronic Library Online
https://www.scielo.br/j/er/i/2021.v37/  
https://revistas.ufpr.br/educar  

Dossiês Temáticos:
 
1. DOSSIÊ SUJEITO E CONHECIMENTO: ARTICULAÇÕES EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
Organizadores: Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) e Marcus Leonardo Bomfim Martins (UFJF)
EMENTA:
Refletir sobre 'currículo', 'docência', 'processos de ensino-aprendizagem', 'políticas educacionais' em contextos de formação educacional radicalmente democráticos remete aos debates que envolvem as lutas pela significação da interface sujeito/conhecimento. Em que entendimento de 'sujeito’ interessa investir nos debates que remetem às definições de docente e/ou de estudante? Que definições de 'conhecimento' são mobilizadas nas políticas curriculares? O objetivo desse dossiê é oferecer um espaço para escritas cujas temáticas abordem os efeitos da emergência, em nossa contemporaneidade, das demandas da diferença e da igualdade em torno da ideia de justiça social, do fenômeno das fake-news e do negacionismo, das contribuições teóricas do pós-estruturalismo para a objetivação e legitimação do conhecimento em tempos de acirramento das incertezas.
PRAZO DE SUBMISSÃO: 14 de fevereiro a 14 de maio de 2022.
 
2. DOSSIÊ PIERRE BOURDIEU – APÓS 20 ANOS QUAL O LEGADO DE SUA OBRA PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Organizadoras: Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Adriane Knoblauch (UFPR)
EMENTA:
Em janeiro de 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu. É inegável e bastante conhecido seu papel na sociologia da educação na França, seu país de origem, assim como em outros países. Ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais quer seja de dados coletados por meio de extensas pesquisas quantitativas, como de dados qualitativos a partir de observações e entrevistas em profundidade. Desta forma, o objetivo deste dossiê é receber manuscritos referentes a pesquisas inéditas em educação que tragam o pensamento bourdieusiano como ferramenta analítica, utilizando seu modus operandi de fazer pesquisa, ou seja, sua forma relacional de análise articulando a tríade habitus, campo e capitais. Pretendemos com este dossiê destacar a atualidade do seu legado, quer em usos clássicos de seus conceitos, mas também com trabalhos que discutam a ressignificação de alguma noção a partir da análise de processos locais e contemporâneos de reprodução social e sua relação com processos escolares. Nesse sentido, as pesquisas podem utilizar apenas Bourdieu ou estabelecer diálogo com outros autores. Um amplo leque de possibilidades se abre para estudos que pretendem escrutinar desigualdades escolares na educação básica e no ensino superior, compreender a formação de professores e a socialização profissional, práticas escolares, questões curriculares entre outros temas.
PRAZO DE SUBMISSÃO: 14 de fevereiro a 14 de maio de 2022.

3. DOSSIÊ PROCESSOS MIGRATÓRIOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL
Organizadores: Terciane Ângela Luchese (UCS) Alberto Baurasse (Unimol/Itália)
EMENTA:
Ao longo de diferentes tempos e espaços, os seres humanos migraram e ao fazê-lo vivenciaram a intensidade de aprendizagens vinculadas à língua, aos modos de vida e nas formas de significar, conviver e organizar a própria existência mediante diferentes culturas. Migrar como promessa, escolha ou refúgio produziu aprendizagens e, no confronto com o outro, novos modos de ser, compreender e (sobre)viver. A proposta do presente dossiê é mirar os deslocamentos de diferentes grupos humanos, atentando para os processos educativos vividos e as suas formas, em perspectiva transnacional: investigar a complexidade da história dos processos educativos (escolares e não-escolares) capazes de iluminar dimensões pouco exploradas nas relações entre migrações e educação no Brasil e América Latina. Nesta proposta, interessa, em especial, considerando as relações transnacionais, perceber nos processos migratórios a constituição de estratégias educativas e escolares, produção, circulação e distribuição de materiais didáticos, bem como a constituição de culturas escolares. Interessa pensar nos itinerários dos sujeitos, os modos como distintas agências e iniciativas educacionais, religiosas ou civis, estatais ou associativas, produziram a educação.
PRAZO DE SUBMISSÃO: 07 de março a 07 de agosto de 2022.
 
4. DOSSIÊ VALORIZAÇÃO DOCENTE NOS CONTEXTOS DE BRASIL E CHILE FRENTE ÀS MARCHAS E CONTRAMARCHAS DO NEOLIBERALISMO
Organizadores: Andrea Barbosa Gouveia (UFPR) e Jorge Alarcón Leiva (UTAL-Chile)
EMENTA: 
No marco do contexto latinoamericano, pode-se dizer que Brasil e Chile descrevem trajetórias políticas inversas ou opostas, pois enquanto o Chile avança para o abandono das regras sociais que governavam o país desde a promulgação da Constituição Política do Estado - militar, no Brasil está ocorrendo um retrocesso neoconservador em relação às políticas sociais que pode acabar aproximando o perfil da política pública ao chamado “modelo chileno”.
Assume-se que mudanças políticas deste porte alteram as políticas educacionais, tanto em termos de concepções e valores, quanto de práticas. No âmbito dessas mudanças compreende-se que políticas relativas aos e as docentes são estruturantes dos sistemas educativos.
O papel dos/das professores/as é central para melhorar equidade e qualidade de sistemas de ensino, e em consequência, a valorização dos mesmos é desafio prioritário da política educacional (OLIVEIRA, 2020; MEHTA, 2021). A profusão de mudanças nos dois países, decorrentes de contextos políticos complexos e tensos, está ainda imersa num momento histórico ímpar da realidade mundial decorrente da pandemia COVID 20/22.
Este conjunto de elementos faz a pesquisa sobre a realidade das políticas para a valorização de professores/as estarem em movimento. Esta proposta de dossiê pretende por em evidência um conjunto de pesquisas em cursos que examinem a situação dos/das professores/as no Brasil e no Chile, em termos de valorização considerando remuneração, jornada, regime de contratação, formação, progressão na carreira e desenvolvimento profissional (TARDIF e LESSARD, 2013).
Buscam-se trabalhos de pesquisas recentes que tenham abordagens contemporâneas no campo das políticas educacionais com aporte empírico e reflexões teóricas inovadoras para alargar o debate acadêmico.
PRAZO DE SUBMISSÃO: 07 de março a 07 de agosto de 2022.
 
5. DOSSIÊ EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA ÀS INFÂNCIAS: SABERES, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS
Organizadores: Luiz Otavio Ferreira (Fiocruz) e Sônia Camara (UERJ)
EMENTA
Esta proposta de dossiê pretende reunir estudos que tencionem debater as iniciativas públicas e privadas produzidas por intelectuais e instituições que visaram promover a institucionalização de saberes e conhecimentos científicos e de modelos de assistência relacionados com a saúde pública, as ações tutelares e a educação das infâncias no Brasil e no contexto internacional. Interessa refletir acerca dos discursos e das práticas médicas, jurídicas e pedagógicas produzidas por intelectuais e instituições relacionadas com a saúde pública, a judicialização e a educação das infâncias. Com esse intento, objetiva-se congregar trabalhos que sejam decorrentes de pesquisas originais baseadas em fontes documentais ou que elaborem revisão da bibliografia (estado da arte) apontando tendências da produção acadêmica. Os artigos deverão dedicar-se às temáticas relacionadas à filantropia e a caridade; as políticas públicas de saúde, de interdição e de educação; a higiene e a higiene escolar; a educação sanitária; aos processos de escolarização das infâncias; as transformações da ciência e seus impactos sociais, as instituições de atendimento assistencial e educativa às infâncias e o papel assumido pelos intelectuais, entre outros temas correlatos. Com efeito, espera-se em acordo com o escopo editorial da Revista poder colaborar para a realização de esforços de teorização acerca das apropriações e das imposições d e modelos de assistência, de educação e de escolarização em circulação ao longo dos séculos. Serão bem-vindos trabalhos que divulguem fontes e acervos, bem como aqueles que evidenciem o debate historiográfico atual sobre o tema.
PRAZO DE SUBMISSÃO: De 07 de abril a 07 de setembro de 2022.
 
6. DOSSIÊ HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO NA PAN-AMAZÔNIA: SOCIEDADES, CULTURAS, TEMPOS E ESPAÇOS
Organizadores: Clarice Nascimento de Melo (UFPA) e Marcus Levy Bencostta (UFPR)
EMENTA:
Reunir, socializar e dar voz às diversas experiências histórico-educativas de populações dos países e estados que partilham o espaço Pan-Amazônico é a intenção mais ampliada deste Dossiê.  
Queremos dar ênfase à pluralidade de experiências sociais e culturais da Pan-Amazônia por meio das reflexões sobre a educação, em perspectiva histórica, dando visibilidade às linguagens e produções dos sujeitos locais, não só do ponto de vista da produção de conhecimentos sobre suas histórias, como também das bases teóricas e metodológicas das produções desses conhecimentos. 
Esperamos receber estudos e pesquisas que deem centralidade às questões relativas à Amazônia no cenário mundial, que representem a ampla diversidade internacional, nacional, regional, étnico-racial e de gênero de pesquisadoras e pesquisadores da temática, abordando problemáticas atuais que, com o olhar histórico, facilitem a compreensão dos fenômenos educativos. 
PRAZO DE SUBMISSÃO: De 07 de abril a 07 de setembro de 2022.
 
7. DOSSIÊ INFÂNCIA(S), MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADE: CURRÍCULO(S) E FORMAÇÃO DOCENTE
Organizadores: Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) e Marcia Aparecida Gobbi (USP)
EMENTA: 
O dossiê “Infância(s), movimentos sociais e cidade: currículo(s) e formação docente” pretende enfrentar o desafio de reunir temáticas amplas e aparentemente dissociadas de pesquisa: movimentos sociais, infância, formação docente e currículo. Ao associá-las colocamos um problema a ser pensado e repercutido entre pesquisadoras e pesquisadores, qual seja, encarar essas questões em diálogo com a educação, especificamente Educação Infantil e Ensino Fundamental. Entende-se aqui que essas temáticas não podem estar afastadas de debates sobre currículo e formação docente, o que ainda é lacunar, carecendo de reflexões que se pautem em questionamentos sobre as lutas urbanas e do campo – luta por terra e moradia; pessoas em situação de rua; trabalhadoras e trabalhadores de diferentes setores entre outros grupos – que podem construir ou evidenciar práticas e pedagogias próprias criadas pelos movimentos sociais e as relações possíveis com a infância e a educação, ao mesmo tempo, que podem apresentar questões especificamente relacionadas aos direitos das crianças e adultas/es/os em diferentes contextos e condições.
Acredita-se que, para aprofundar tais temáticas e contribuir para que se findem formas segregadoras, preconceituosas e que rechaçam tudo aquilo ou todo aquele ou aquelas que não são iguais, ou pretensamente iguais, é fundamental apresentar reflexões abrangentes que envolvam os temas apresentados ligando-os à formação docente. Sendo a escola – dentro e fora dela – um lugar fundamental para processos de transformação social desde que se constitua como promotora de pensamentos críticos e reflexivos, a proposta que vise a junção com questões atuais que envolvem crianças estudantes é fundamental.
PRAZO DE SUBMISSÃO: De 07 de junho a 20 de novembro de 2022.
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OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores:
https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines