rezados(as) colegas da área de História da Educação,
Esperamos que estejam bem!
Temos a grata satisfação de comunicar que se encontra publicado o segundo conjunto de textos do v.21 (2022) dos Cadernos de História da Educação, no qual constam treze artigos. Destacamos que todos estão publicados em edição bilíngue. Conheçam o sumário deste segundo conjunto de textos no documento anexo e abaixo. Para conhecerem a versão integral de todas as colaborações publicadas até o presente momento, acessem: http://www.seer.ufu.br/index.
Com os melhores cumprimentos,
Prof. Dr. Décio Gatti Júnior
Presidente da Comissão Editorial
Cadernos de História da Educação
Universidade Federal de Uberlândia
SEGUNDO CONJUNTO DE TEXTOS PUBLICADOS EM 2022 NOS CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Uma cartografia do Ensino Comercial: pesquisas recentes sobre Brasil, Itália, Portugal e Espanha (2008-2017)
Eduardo Cristiano Hass da Silva, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin
Sertões: histórias e memórias da educação e da cultura do povo sertanejo
Jailson Costa da Silva, Marinaide Lima de Queiroz Freitas
A Federação Escolar de Escoteiros e a Federação Escolar de Bandeirantes: notas para pensar a educação primária na cidade do Rio de Janeiro em finais dos anos 1920
José Cláudio Sooma Silva, Victor Andrade de Melo
Impressos estudantis secundaristas como fonte para a História da Educação: potencialidades e desafios no processo de produção de um repertório sobre o Sul de Mato Grosso (Brasil)
Kênia Hilda Moreira, Ana Maria de Oliveira Galvão
O Processo de federalização da Escola de Farmácia e a criação da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
Leandro Silva de Paula
A presença do ideário escolanovista nas primeiras décadas do século XX na educação russa pós-revolução socialista: adaptação ou superação de ideias e práticas educativas?
Marco Aurélio Gomes de Oliveira, Carlos Alberto Lucena
Entre a educação, a saúde e a religião: Antônio de Almeida Lustosa e os cuidados educativos com a saúde da criança e da família paraense (1935)”
Maria Lucirene Sousa Callou, Laura Maria Silva Araújo Alves
Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?
Melânia Mendonça Rodrigues, Niédja Maria Ferreira de Lima, Vívia de Melo Silva
Repercussões das guerras civis na Colômbia no sistema de ensino público, século 19
Roger Pita Pico
“Estamos nos nacionalizando!”: as escolas da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul e a Campanha de Nacionalização do Ensino do Estado Novo
Sergio Luiz Marlow
A experiência de produzir fontes orais para a História das Instituições Escolares
Sônia Maria dos Santos, Marisa Francisca Galdeano Marra
O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do Império e início da República
Suenya do Nascimento Costa, Jean Carlo de Carvalho Costa
Método intuitivo na instrução pública paranaense: diálogos com a Revista A Escola (1906-1910)
Tony Honorato, Rosiclea Rodrigues da Silva