Chamada de submissões de artigos para o Dossiê “Fotografia como fonte de pesquisa para a História da Educação”

A RBHE lançou, no dia 1º de outubro, a chamada de submissões de artigos para o Dossiê “Fotografia como fonte de pesquisa para a História da Educação”. Conheça abaixo todos os detalhes deste edital:

Organizadoras:

Profa. Dra. Maria Ciavatta
Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-5854-6063

Profa. Dra. Maria Augusta Martiarena
Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-1118-3573

Editora associada da RBHE

Profa. Dra. Olivia Morais de Medeiros Neta
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-4217-2914

Apresentação e justificativa

A fotografia é um instrumento importante para a preservação da memória e a escrita da história. Ela se faz presente contra o apagamento da memória da dominação e testemunha lutas de resistência. Nas pesquisas de cunho histórico, a fotografia inseriu-se tardiamente ao arsenal de documentos utilizado pelos historiadores e pelas historiadoras. No início do século XX, a História se beneficiou da ampliação do conceito de fonte, para o qual contribuíram historiadores como Marc Bloch, Lucien Febvre, Jacques Le Goff, entre outros. Para tanto, este dossiê pretende contar com contribuições de pesquisadores e pesquisadores que utilizam a fotografia como fonte de pesquisa em História da Educação, abordando, por meio dessa fonte, diferentes segmentos, tais como: instituições escolares, práticas escolares, cultura escolar, cultura material, infância, entre outras temáticas pertinentes à área.

Perfil das contribuições esperadas

As contribuições deverão estabelecer interface com os seguintes eixos temáticos:

  • Questões conceituais e de método na análise e interpretação da imagem fotográfica em História da Educação;
  • Fotografia e Acervos em História da Educação;
  • Fotografia e História das instituições educacionais;
  • Fotografias e cotidiano escolar;
  • Fotografias e cultura material escolar;
  • Fotografias e História da Educação em espaços não-formais.

Dos prazos

  1. Lançamento do edital: 16/09/2024.
  2. Submissões: de 01/10/2024 a 31/01/2025. Somente serão avaliados para composição do dossiê os textos enviados até 31/01/2025.
  3. Agendamento: o dossiê será publicado no n. 25 (2025), com estimativa de publicação no segundo semestre de 2025.

Da submissão dos trabalhos

  1. A submissão do artigo deverá ser feita individualmente, mediante cadastro na RBHE, por meio do link http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/login.
  2. Os artigos deverão obedecer rigorosamente às normas de submissão de artigos da RBHE. As diretrizes para autores estão disponíveis em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.
  3. O responsável pela postagem do artigo deverá selecionar a seção “Dossiê” no momento da submissão. Além disso, fará constar em Nota ao Editor (o item aparecerá durante o processo de submissão) a seguinte informação: “Texto referente ao dossiê temático “Fotografia como fonte de pesquisa para a História da Educação”.
  4. Os artigos deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. Cada autor poderá submeter somente um único texto para esta chamada.
  5. O responsável pela postagem do artigo deverá fazer constar como Documento Suplementar (o item aparecerá durante o processo de submissão): folha de rosto com: título do trabalho e dados completos de todos os autores na seguinte ordem: nome, afiliação institucional completa (por extenso e sigla), última formação, cidade, estado, e-mail, mini currículo e ORCID.
  6. É vedada a submissão de artigos por parte dos proponentes do dossiê.
  7. Cada autor só poderá ter um texto do mesmo formato em tramitação na RBHE, entre a submissão e a sua publicação. No caso dos artigos, deve ser observado o intervalo de dois anos entre a publicação e uma nova submissão de texto de um mesmo autor, seja na condição de autor principal ou em coautoria, no fluxo contínuo ou em dossiê.

Do processo de avaliação e de revisão dos artigos

Os artigos passarão individualmente pelo seguinte processo de avaliação:

  • Análise quanto à forma: nesta fase, os artigos serão submetidos à leitura dos organizadores do dossiê e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Brasileira de História da Educação e às normas para submissão disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Caso não atendam às exigências, serão rejeitados pelos próprios organizadores do dossiê os artigos que se enquadrem em uma ou mais das seguintes situações:
  • Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica, ou como recorte de dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
  • Estejam fora do escopo do dossiê;
  • Não apresentam análise aprofundada da temática que se propõem a discutir;
  • Possuam sérios erros de redação e de estruturação de texto;
  • Sejam meramente descritivos e não apresentem análise da problemática abordada;
  • Não se configurem conforme o gênero artigo científico;
  • Não cumpram outras normas da Revista Brasileira de História da Educação, disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions.

Revisão cega por pares quanto ao mérito e decisão final do editor

Nessa segunda fase, a revista encaminha o artigo, sem identificação do autor, para avaliação de pelo menos dois pareceristas da área temática. Os pareceristas podem aceitar integralmente o artigo, solicitar reformulações ou rejeitar. Essas decisões são feitas por meio de pareceres analíticos.

Para que o editor possa emitir o parecer final, são necessários ao menos dois pareceres. Quando um ou dois avaliadores solicitam reformulação, o artigo é devolvido ao autor para que este proceda às reformulações ou rejeitado pelo editor caso as demandas de ajustes signifiquem uma reestruturação completa do manuscrito.

Quando o autor reenvia o texto reformulado, este é reavaliado, passando para a etapa final. Nesta, os editores responsáveis podem aprovar ou rejeitar a submissão, ainda que os pareceres ad hoc sejam favoráveis, uma vez que a decisão final cabe aos editores.

Revisão e adequação do trabalho às normas da RBHE:

Uma vez aprovado, o artigo passa por revisão de linguagem e normatização. Caso seja necessário, o artigo é enviado ao autor para correções e adequações para, finalmente, ser diagramado e encaminhado para publicação.

Dos artigos que comporão o dossiê

O dossiê a ser publicado contemplará diversidade de autores, de instituições e de regiões do país e do exterior. Será composto por até seis artigos. Os textos que forem recusados devido ao limite de textos do dossiê poderão passar, caso seja de interesse do autor, por uma nova rodada de avaliação por pares, sob responsabilidade de um dos editores associados, sendo publicado no fluxo contínuo em caso de aprovação final.

Da política de internacionalização

Obrigatoriamente, pelo menos um artigo deverá ser de autor(es) com afiliação em instituições estrangeiras. Os casos de coautoria entre pesquisadores radicados em instituições de pesquisa brasileira e estrangeira serão computados como de autoria radicada no Brasil. Todos os artigos deverão ser traduzidos para o inglês, sendo a tradução custeada pelos autores. Somente serão aceitas as traduções acompanhadas da declaração de execução do profissional responsável.

Importante: A tradução só deve ser solicitada após a conclusão das etapas de revisão de português e normas técnicas, mediante notificação da RBHE. Não é preciso, portanto, submeter o texto em dois idiomas.

Posts Similares