Cadernos de História da Educação: Publicação do quinto conjunto de textos de 2025 (v.24, Publicação Contínua)

Caras(os) sócias(os),

Divulgamos mensagem do Prof. Dr. Décio Gatti Júnior: 

Prezados/as colegas da área de História da Educação,

Esperamos que se encontrem bem!

Temos a grata satisfação de comunicar que se encontra publicado o quinto conjunto de textos de 2025 dos Cadernos de História da Educação. Nele, constam publicados 16 artigos originais na temática histórico-educacional. Destacamos que os textos estão publicados em edições bilíngues. Conheçam o sumário deste quinto conjunto de textos abaixo e/ou no documento anexo. Para conhecerem a versão integral das colaborações publicadas até o momento, acessem: http://www.seer.ufu.br/index.php/che. Boa leitura!

Com nossos melhores cumprimentos,

Prof. Dr. Décio Gatti Júnior

Presidente da Comissão Editorial

Cadernos de História da Educação

Universidade Federal de Uberlândia.

QUINTO CONJUNTO DE TEXTOS PUBLICADOS EM 2025 NOS CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (V.24, 2025, PUBLICAÇÃO CONTÍNUA)

ARTIGOS

Castigos e punições no método lancasteriano: a educação (des)humanista no Século XIX

Dirce Nazaré de Andrade Ferreira

Cultura mapuche e sua não descolonização no Chile

Estela Socías Muñoz

Livros didáticos durante a Lei Orgânica do Ensino Secundário: fontes para o estudo da História das Disciplinas Escolares

Eurize Caldas Pessanha, Kênia Hilda Moreira

Educação católica em Mariana: notas sobre a influências da Ratio Studiorum no Seminário Nossa Senhora da Boa Morte (1750)

José Rubens Lima-Jardilino, João Paulo Rodrigues Pereira

Representações da sala de aula em fotografias publicadas na revista Brasília (1957-1967)

Juarez José Tuchinski dos Anjos

Organização e personagens da formação profissional agrícola primária no início do século XX: os Aprendizados Agrícolas

Marco Arlindo Amorim Melo Nery

O processo de implantação do Colégio Estadual de Bagé pelas páginas do Jornal Correio do Sul (1950-1955)

Renan Silveira Camargo, Alessandro Carvalho Bica

A sala de aula nas obras literárias de J. B. de Mello e Souza, professor catedrático do Colégio Pedro II (1938-1943)

Renata Marcílio Cândido, Sônia Maria da Silva Gabriel

Reflexões sobre a relação entre a educação e o declínio da autoridade paterna da cultura do narcisismo

Ronaldo Manzi Filho, Rafael Silva Gargano

Educando mulheres, aguçando sensibilidades: medicamento, artefatos e acessórios em propagandas no Jornal Diário da Tarde – 1920

Rosa Lydia Teixeira Corrêa

O arquivo pessoal de Durval Pinto: o movimento de renovação da formação dos professores do Paraná nas primeiras décadas do século XX

Simone Garbelini Parro Pialarissi, Simone Burioli

A manualística na América Latina. Uma abordagem de algumas das suas linhas de investigação na perspectiva da história atual

Yoel Cordoví Núñez

O Ginásio Espírito Santo (1908-1930): livro, práticas de leitura e atividade literária

Maria Alayde Alcantara Salim, Regina Helena Silva Simões

Educação tecnocrática: controle social e a reprodução das desigualdades estruturais

Mauricio dos Reis Brasão, José Carlos Souza Araújo

VERBA VOLANT, SCRIPTA MANENT! Representações sobre o projeto editorial do Mensario do Jornal do Commercio (1938-1946)

Raphael Ribeiro Machado, Rosana Areal de Carvalho, Alice Lopes Spindula

A Escola Especial Concórdia entre a religião e a religiosidade luterana (1966-1996)

Weliton Barbosa Kuster, Patrícia Weiduschadt

Posts Similares