Lives PROMIM Recebe
Caras(os) sócias(os),
Encaminhamos divulgação, a pedido da Prof.Dra. Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco Pinto:
O Projeto de Extensão Páginas de Mulheres na Imprensa (PROMIM) apresenta a série “PROMIM recebe”, evento que promoverá, em três lives, a ampliação do debate acerca de mulheres através de pesquisas afins. As palestrantes propõem abordar temáticas variadas envolvendo mulheres, sua(s) história(s) e as diferentes maneiras de se pensar a atuação do grupo. As mediações serão feitas por membros da equipe e por convidados.
O primeiro encontro terá a duração de 2h e está agendado para o dia 28/10/2025 (terça-feira), às 17:00h, na modalidade remota, por meio da plataforma Google Meet e com transmissão ao vivo pelo canal @mulheresnaimprensa no YouTube.
O link para a sala será enviado por e-mail aos participantes inscritos, que serão limitados.
Haverá emissão de certificados mediante a assinatura da lista de presença.
A palestra será proferida por Juliana Marques, pesquisadora de pós-doutorado em História no Núcleo de Estudos Contemporâneos da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa Nota 10 da FAPERJ. Doutora em História pela UFF (2023). Mestra em História pela mesma instituição (2019) e graduada pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Autora do livro “Guerrilheiras: memórias da ditadura e militância feminina” (Alameda, 2022). Atua principalmente nas áreas de história das mulheres, ditadura civil-militar brasileira e história do tempo presente, com foco em memória, luta armada e esquerda revolucionária.
E mediada por Daniel Vilaça, professor do Departamento de Francês do Colégio Pedro II, onde também participa das atividades do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorando em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É membro da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de História.
O evento compreende um projeto de promoção de troca interinstitucional, em escala nacional e internacional.



