Chamada de Artigos para o Dossiê “Práticas e experiências na formação de professores em tempos de resistência cultural”
Divulgamos chamada de artigos recebida pelo Núcleo de Estudos de Cultura da UFS:
A presente chamada de artigos acadêmicos ao Dossiê intitulado “Práticas e experiências na formação de professores em tempos de resistência cultural” pretende contribuir com o atual debate sobre os desafios formativos dos e das docentes no contexto das realidades local, nacional e mundial.
Em tempos de crise na governança global e nas relações sociais, as culturas se apresentam como um lastro de resiliência dentro e fora dos muros da escola, tendo os professores e as professoras ressignificado as suas práticas pedagógicas em resposta às rápidas transformações no e com o uso de tecnologias, nas formas de comunicação e no mundo do trabalho.
É nesse sentido que a formação docente alcança uma amplitude que extrapola os limites da sala de aula, quando este/esta profissional assume a legítima responsabilidade de preservar uma educação voltada à formação inclusiva e plural, frente às questões ideológicas e aos interesses do mercado.
Orientações gerais:
1. Os textos deverão seguir as Diretrizes para Autores da Revista de Estudos de Cultura, disponíveis em: https://periodicos.ufs.br/revec/about/submissions.
2. Cada autor/a poderá encaminhar apenas um artigo, escrito individualmente ou em parceria com, no máximo, 3 coautores.
4. A submissão do artigo deverá ser realizada diretamente na plataforma da Revista de Estudos de Cultura.
5. O prazo para submissão ao presente Dossiê é até o dia 30 de junho de 2025.
Organizadores:
Carlos Alberto de Vasconcelos (UFS)
Erinaldo Ferreira do Carmo (UFPE)
