Pesquisas e reflexões de um grupo de pesquisa: História da Educação em foco

Divulgamos, a pedido do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição, o livro Pesquisas e reflexões de um grupo de pesquisa: História da Educação em foco, de sua organização.

O livro pode ser baixado gratuitamente no endereço eletrônico: Acesse o livro  

A seguir, uma breve descrição da obra:

A coletânea reúne estudos resultantes de investigações desenvolvidas por membros do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/ CNPq/UFS), no âmbito de formações de iniciação científica, mestrado e doutorado, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição. Organizada em duas partes, a obra inicia-se com pesquisas vinculadas ao projeto Identidade e Responsabilidade Histórica: Organização e Preservação de Documentos no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Cemdap), que tomam como objeto o Colégio de Aplicação da UFS em diferentes enfoques. Essa primeira parte aborda a memória institucional, a organização documental e o patrimônio histórico-escolar. A segunda parte amplia o escopo das investigações ao contemplar estudos sobre instituições educativas, trajetórias de professoras intelectuais e sobre a pesquisa historiográfica, contribuindo para a compreensão da história da educação em múltiplas perspectivas.  

PREFÁCIO

André Luiz Paulilo

APRESENTAÇÃO

Joaquim Tavares da Conceição

PARTE I – COLÉGIO DE APLICAÇÃO EM PAUTA

IDENTIDADE E RESPONSABILIDADE HISTÓRICA: PRESERVAÇÃO, PESQUISA E DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDUCATIVO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS

Joaquim Tavares da Conceição

UM JEITO DE SER E ESCREVER OUTROS MUNDOS: A CONDIÇÃO LITERÁRIA DA PROFESSORA CONCEIÇÃO OURO (1975-2016)

Alfredo Bezerra dos Santos

ESPÉCIES E TIPOS DOCUMENTAIS PRESENTES NO ACERVO DOCUMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS

Anne Emilie Souza de Almeida Cabral

DIGITALIZAÇÃO DOS DOSSIÊS DOS ESTUDANTES. UMA AÇÃO PRESERVACIONISTA DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS

Jeane Gabriely Alves Bezerra

A PRIMEIRA DIRETORA DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE

Juselice Alves Araujo de Alencar

PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ESCOLAR EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO

Paulo Mateus Silva Vieira

“SEMENTEIRAS DE CULTIVAR TALENTOS”: CRIAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE E DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO

Renilfran Cardoso de Souza

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1969-1981)

Sayonara do Espírito Santo Almeida

FUNCIONAMENTO E LEGITIMIDADE: REVISITANDO OS DEBATES EDUCACIONAIS SOBRE OS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO

Thalya Emanuelle da Rocha Antão

FACETAS DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1966-1981)

Walna Patrícia de Oliveira Andrade

PARTE II – OUTROS TEMAS: INSTITUIÇÕES, MODELOS

EDUCACIONAIS, TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS INTELECTUAIS

E REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA HISTÓRICA

O FRACASSO ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO REPRODUZIDO NO GRUPO ESCOLAR RURAL JOSÉ ROLLEMBERG LEITE (1954 – 1964)

Andreza Cristina da Silva Andrade

INVESTIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO MODELO ESCOLA-FAZENDA NO COLÉGIO AGRÍCOLA BENJAMIN CONSTANT (1967 – 1985)

Aristela Arestides Lima

A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS

José Genivaldo Martires

MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO FEMININA: VOZES DE EX-ALUNAS DO CENTRO DE ECONOMIA RURAL DOMÉSTICA SÃO JOSÉ (1954-1973)

Janyne Rossana Barbosa Pereira

AGLAÉ FONTES E A VALORIZAÇÃO DA ARTE NO PROCESSO EDUCATIVO (1977-1982)

Rísia Rodrigues Silva Monteiro

A CIÊNCIA MODERNA E OS CAMINHOS PARA A PESQUISA HISTÓRICA

Marlaine Lopes de Almeida

Posts Similares