Pesquisas e reflexões de um grupo de pesquisa: História da Educação em foco
Divulgamos, a pedido do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição, o livro Pesquisas e reflexões de um grupo de pesquisa: História da Educação em foco, de sua organização.
O livro pode ser baixado gratuitamente no endereço eletrônico: Acesse o livro
A seguir, uma breve descrição da obra:
A coletânea reúne estudos resultantes de investigações desenvolvidas por membros do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/ CNPq/UFS), no âmbito de formações de iniciação científica, mestrado e doutorado, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição. Organizada em duas partes, a obra inicia-se com pesquisas vinculadas ao projeto Identidade e Responsabilidade Histórica: Organização e Preservação de Documentos no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Cemdap), que tomam como objeto o Colégio de Aplicação da UFS em diferentes enfoques. Essa primeira parte aborda a memória institucional, a organização documental e o patrimônio histórico-escolar. A segunda parte amplia o escopo das investigações ao contemplar estudos sobre instituições educativas, trajetórias de professoras intelectuais e sobre a pesquisa historiográfica, contribuindo para a compreensão da história da educação em múltiplas perspectivas.

PREFÁCIO
André Luiz Paulilo
APRESENTAÇÃO
Joaquim Tavares da Conceição
PARTE I – COLÉGIO DE APLICAÇÃO EM PAUTA
IDENTIDADE E RESPONSABILIDADE HISTÓRICA: PRESERVAÇÃO, PESQUISA E DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDUCATIVO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS
Joaquim Tavares da Conceição
UM JEITO DE SER E ESCREVER OUTROS MUNDOS: A CONDIÇÃO LITERÁRIA DA PROFESSORA CONCEIÇÃO OURO (1975-2016)
Alfredo Bezerra dos Santos
ESPÉCIES E TIPOS DOCUMENTAIS PRESENTES NO ACERVO DOCUMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS
Anne Emilie Souza de Almeida Cabral
DIGITALIZAÇÃO DOS DOSSIÊS DOS ESTUDANTES. UMA AÇÃO PRESERVACIONISTA DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS
Jeane Gabriely Alves Bezerra
A PRIMEIRA DIRETORA DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE
Juselice Alves Araujo de Alencar
PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ESCOLAR EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO
Paulo Mateus Silva Vieira
“SEMENTEIRAS DE CULTIVAR TALENTOS”: CRIAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE E DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO
Renilfran Cardoso de Souza
PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1969-1981)
Sayonara do Espírito Santo Almeida
FUNCIONAMENTO E LEGITIMIDADE: REVISITANDO OS DEBATES EDUCACIONAIS SOBRE OS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO
Thalya Emanuelle da Rocha Antão
FACETAS DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS (1966-1981)
Walna Patrícia de Oliveira Andrade
PARTE II – OUTROS TEMAS: INSTITUIÇÕES, MODELOS
EDUCACIONAIS, TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS INTELECTUAIS
E REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA HISTÓRICA
O FRACASSO ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO REPRODUZIDO NO GRUPO ESCOLAR RURAL JOSÉ ROLLEMBERG LEITE (1954 – 1964)
Andreza Cristina da Silva Andrade
INVESTIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO MODELO ESCOLA-FAZENDA NO COLÉGIO AGRÍCOLA BENJAMIN CONSTANT (1967 – 1985)
Aristela Arestides Lima
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS
José Genivaldo Martires
MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO FEMININA: VOZES DE EX-ALUNAS DO CENTRO DE ECONOMIA RURAL DOMÉSTICA SÃO JOSÉ (1954-1973)
Janyne Rossana Barbosa Pereira
AGLAÉ FONTES E A VALORIZAÇÃO DA ARTE NO PROCESSO EDUCATIVO (1977-1982)
Rísia Rodrigues Silva Monteiro
A CIÊNCIA MODERNA E OS CAMINHOS PARA A PESQUISA HISTÓRICA
Marlaine Lopes de Almeida