Explorando fontes, arquivos e repositórios para a escrita da História da Educação
Caras(os) sócias(os),Divulgamos, a pedido do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição, o livro Explorando fontes, arquivos e repositórios para a escrita da História da Educação (org. Joaquim Tavares da Conceição, Cristiano Ferronato), que reúne contribuições relevantes para o campo da História da Educação, abordando metodologias, fontes de pesquisa e reflexões essenciais para pesquisadores e interessados na área. Acredito que sua divulgação possa enriquecer o diálogo acadêmico e alcançar um público amplo e qualificado.
A obra pode ser acessada gratuitamente no endereço eletrônico: Acesse aqui.

A seguir, uma breve descrição do livro:
· PREFÁCIO | UM LIVRO A SER SAUDADO
Maria Teresa Santos Cunha
· APRESENTAÇÃO
Joaquim Tavares da Conceição, Cristiano Ferronato
· ARQUIVOS PESSOAIS DE EDUCADORES CATARINENSES (SÉCULO XX E XXI): A QUE SERÁ QUE SE DESTINAM?
Maria Teresa Santos Cunha
· GUARDADOS NO TEMPO. DOCUMENTOS DO ARQUIVO DA PROFESSORA ROSÁLIA BISPO DOS SANTOS CUSTODIADOS NO CEMDAP
Joaquim Tavares da Conceição
· ENTRE RESTOS E PROMESSAS DE SENTIDOS: AS FOLIAS NO ARQUIVO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS
Dóris Bittencourt Almeida
· ENTRE CURTIDAS E COMENTÁRIOS: O CENTRO DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DO ATHENEU SERGIPENSE E OS DESAFIOS DA CELEBRAÇÃO VIRTUAL DE UM SESQUICENTENÁRIO (2020)
João Paulo Gama Oliveira, Rosemeire Marcedo, Costa Eva Maria Siqueira Alves
· EM MEIO A FONTES E ACERVOS: MEMÓRIA LOCAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
André Luiz Paulilo
· A ESCOLA DAS IRMÃS MILITÃO: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA EM SENHOR DO BONFIM, BAHIA
Luzinete Moreira da Silva, Cristiano Ferronato, Olivia Moraes Medeiros Neta
· AS CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE AÍDA COSTA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS NO GINÁSIO
Anna Beatriz Gomes de Oliveira, Lethícia Pesanha da Silva, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
· A PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DO TRABALHO DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU
Alessandro Carvalho Bica, Simôni Costa Monteiro Gervasio
· “ESTUDEMOS!”: UMA PESQUISA PRELIMINAR A RESPEITO DO HINÁRIO ESCOLAR DE SERGIPE (1913)
Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel
· COORDENADORIA GERAL DE PROTOCOLO E ARQUIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE COMO FONTE DE CONHECIMENTO: DO ACERVO ARQUIVÍSTICO AO ACERVO MUSEAL
Manuela do Nascimento Silva, Brenda França Santos, Gabrielle do Nascimento Matos, Ingryd Maria de Aquino Cardoso
A coletânea Explorando Fontes, Arquivos e Repositórios para a Escrita da História da Educação reúne estudos que abordam diversas perspectivas sobre a preservação, organização e utilização de acervos documentais na pesquisa em história da educação. Resultado de diálogos entre os autores, especialmente das discussões promovidas durante o II Encontro Sergipano de História da Educação (II ESHE) – Patrimônio Histórico Educacional e os Desafios Contemporâneos da Pesquisa em História da Educação –, a obra oferece reflexões e análises sobre fontes, arquivos pessoais e institucionais, além de repositórios, destacando as possibilidades de novas interpretações historiográficas a partir desses acervos. Ao reunir estudos que exploram diferentes tipos de acervos e suas potencialidades como fontes, a coletânea reafirma a relevância dos acervos preservados em arquivos, centros de memória e repositórios como conjuntos documentais fundamentais para a escrita da história da educação.