Chamada para submissões: Dossiê “Inovação e tradição na história transnacional dos saberes e práticas educacionais”

Caras(os) sócias(os),

Divulgamos, a pedido dos professores Bruno Bontempi Jr. e Ana Laura Godinho Lima, o dossiê por eles organizado, para Educar em Revista, com submissões abertas. 

A ementa segue abaixo copiada, assim como o link da página de anúncio do periódico.

Inovação e tradição na história transnacional dos saberes e práticas educacionais

No século XIX, a evolução tornou-se um tema central nas ciências naturais e sociais, impactando a educação, vista como essencial para o progresso humano. Houve intensa circulação global de ideias e práticas educacionais, facilitada por congressos, viagens e publicações e impulsionada por ideologias nacionalistas e imperialistas. Educadores buscavam emancipar comunidades locais, consideradas obstáculos ao progresso, para promover a formação do “cidadão cosmopolita inacabado”, um indivíduo em constante aprimoramento. A necessidade de equilibrar tradição e inovação na educação tornou-se evidente, mediante um esforço para preservar certas tradições enquanto se introduziam práticas e estimulava-se a produção de novos saberes. O dossiê propõe explorar essa tensão, analisando como e por meio de quais agentes e agências os valores de inovação e tradição se manifestaram, ao longo dos séculos XIX e XX, no campo dos saberes e artefatos, das práticas e políticas educativas.

https://revistas.ufpr.br/educar/announcement

Posts Similares