Livros em homenagem ao professor Luciano Mendes de Faria Filho
Divulgamos, a pedido do Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, o lançamento dos livros a seguir descritos: Serão lançados, no dia 20/11, quarta-feira, das 12h às 14h, na Livraria Livres do Mercado Novo, em Belo Horizonte, dois livros em homenagem ao professor e escritor Luciano Mendes de Faria Filho, recém aposentado da UFMG. Na ocasião, será apresentado, também, Litterae Breves, a última obra literária publicada pelo professor homenageado (Editora Penalux,2024).
Os livros Organização do trabalho escolar e formação dos professores em Minas Gerais: 1900–1920 e Luciano Mendes de Faria Filho: um pensador engajado, foram organizados pela professora Maria Lúcia de Resende Lomba e tratam de momentos distintos da carreira de Luciano Mendes.
O volume Organização do trabalho escolar e formação dos professores em Minas Gerais: 1900–1920 traz à luz o primeiro trabalho de pesquisa elaborado por Luciano Mendes durante a sua graduação em Pedagogia concluída na Faculdade de Educação da UFMG em 1988. No ano anterior, 1987, o autor apresentou à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da qual era bolsista de Iniciação Científica, o seu relatório do primeiro ano da pesquisa intitulada Organização do trabalho escolar e formação dos professores em Minas Gerais: 1900–1920. O livro apresenta, pela primeira vez, o texto do relatório na íntegra e traz, ainda, como Apêndice, um de seus textos seminais, produzidos uma década depois do primeiro: “A legislação escolar como fonte para a História da Educação: uma tentativa de interpretação”, publicado na forma de capítulo de livro em 1988. A leitura do livro e do seu Apêndice, além das colaborações trazidas pelas professora Natália Gil, Cleide Maciel e Maria Lúcia de Resende Lomba sobre a importância deste trabalho na trajetória de Luciano Mendes, é mais uma oportunidade de aproximação com a obra do pesquisador e de seus caminhos teóricos e metodológicos e os usos e interpretações da legislação educacional como fonte para produzir narrativas acerca da História da Educação.
Já o livro Luciano Mendes de Faria Filho: um pensador engajado, organizado pela mesma Maria Lúcia Resende Lomba, e com as colaborações de Tarcísio Mauro Vago e Cleide Maciel sobre a biobibliografia do autor, apresenta 12 de seus textos, produzidos entre 2013 a 2023, por trazem discussões sobre as relações entre a pesquisa, a pós-graduação em educação e a escola básica, com destaque para o debate público sobre a educação, abordando os desafios que envolvem a produção científica no campo da educação e os seus sentidos na atualidade.
A quem interessar adquirir os livros, eles podem ser encomendados no site das Editoras: https://www.editoraescolacidada.com.br/ e https://www.editoralitteralux.com.br/autor/ODg0/Luciano_Mendes