Acesso à informação

Na terceira edição do projeto Bibliografia Viva, a pauta do debate será a obra de Janete M. Lins de Azevedo. A roda de conversa vai ao ar dia 29 de julho, às 19h, no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco, onde começou sua trajetória acadêmica a partir do ano de 1963. O mestrado em Sociologia (1981) foi concluído na mesma instituição onde atualmente trabalha, e o  doutorado em Ciências Sociais (1994), na Universidade Estadual de Campinas. Realizou dois estágios pós-doutorais: o primeiro na Universidade de Paris 8, onde atuou em conjunto com o grupo de pesquisadores da ECOLÉ. E o segundo, na Universidade de Valência, na Espanha. 

Suas contribuições para a educação podem ser lidas também a partir da participação em organismos de pesquisa, como na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE). 

A obra de Janete M. Lins de Azevedo será debatida pelos professores Carlos Roberto J. Cury (UFMG/PUC MINAS), Márcia Angela Aguiar (UFPE) e Luiz Fernando Dourado (UFG). Eles serão recebidos no Bibliografia Viva pelos docentes Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP). 

Bibliografia Viva 

Bibliografia Viva já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05) e Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06). A proposta  é promover uma roda de conversa e, a partir da presença de convidados, trazer à tona reflexões sobre a trajetória e a obra de um(a) determinado(a) pesquisador(a) do campo da educação. O/A homenageado(a) não participa da “mesa virtual”, mas é informado sobre a proposta, podendo acompanhá-la na transmissão via YouTube. 

Esta ação é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES(UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) - 1822/2022 e das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG.  PEPB é um programa institucional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, dentre seus parceiros, conta com a colaboração da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

image.png