Bibliografia Viva discute Educação e Política na Obra de Janete M. Lins de Azevedo

A roda de conversa vai ao ar dia 29 de julho, às 19h, no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na terceira edição do projeto Bibliografia Viva, a pauta do debate será a obra de Janete M. Lins de Azevedo. A roda de conversa vai ao ar dia 29 de julho, às 19h, no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco, onde começou sua trajetória acadêmica a partir do ano de 1963. O mestrado em Sociologia (1981) foi concluído na mesma instituição onde atualmente trabalha, e o  doutorado em Ciências Sociais (1994), na Universidade Estadual de Campinas. Realizou dois estágios pós-doutorais: o primeiro na Universidade de Paris 8, onde atuou em conjunto com o grupo de pesquisadores da ECOLÉ. E o segundo, na Universidade de Valência, na Espanha. 

Suas contribuições para a educação podem ser lidas também a partir da participação em organismos de pesquisa, como na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE). 

A obra de Janete M. Lins de Azevedo será debatida pelos professores Carlos Roberto J. Cury (UFMG/PUC MINAS), Márcia Angela Aguiar (UFPE) e Luiz Fernando Dourado (UFG). Eles serão recebidos no Bibliografia Viva pelos docentes Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP). 

Bibliografia Viva 

Bibliografia Viva já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05) e Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06). A proposta  é promover uma roda de conversa e, a partir da presença de convidados, trazer à tona reflexões sobre a trajetória e a obra de um(a) determinado(a) pesquisador(a) do campo da educação. O/A homenageado(a) não participa da “mesa virtual”, mas é informado sobre a proposta, podendo acompanhá-la na transmissão via YouTube. 

Esta ação é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES(UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) - 1822/2022 e das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG.  PEPB é um programa institucional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, dentre seus parceiros, conta com a colaboração da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

image.png