Encaminhamos um relato sobre o ISCHE, a pedido da professora Diana Vidal.

Cordialmente,

Colegas historidor@s da educação iberoamerican@os

Como membro do Comitê Executivo da ISCHE, gostaria de compartilhar com vocês notícias sobre a 38ª. Conferência ISCHE que foi realizada em Chicago de 17 a 20 de agosto. Inicialmente, é preciso dizer que a conferência proferida por nossa colega brasileira Cynthia Greive Veiga, uma dos quatro keynote speakers convidados ao evento, foi muito elogiada pelos participantes, sendo um dos pontos altos do evento.

Na Assembléia Geral, houve eleições para os postos vacantes de Joaquim Pintassilgo e Adelina Arredondo. Foram eleitas Myriam Southwell, da Argentina, e Simonetta Polenghi, da Itália. Ambas comprometeram-se a continuar o excelente trabalho realizado por Joaquim e Adelina no reconhecimento acadêmico e na ampliação da participação d@s historiador@s da educação iberoamerican@s e latino@s de um modo geral no ISCHE. Com certeza, a eleição das duas colegas representou mais um momento da consolidação da comunidade iberoamericana nesse fórum internacional.

Três iniciativas merecem atenção da nossa comunidade. Foi criado o prêmio para o melhor livro publicado em 2051/2016. Anunciou-se a próxima edição da Summer School que irá ocorrer na Itália em 2017. Realizou-se o lançamento da Global Histories of Education Book Series.

Em uma iniciativa conjunta com a Palgrave Macmillan, o Comitê Executivo  constituiu uma Comissão Editorial, composta Eckhardt Fuchs, Noah Sobe, Tim Allender e Diana Vidal, sob a coordenação desta última, para propor a publicação de livros pela prestigiosa Palgrave Macmillan. Os livros serão publicados em inglês, mas para textos escritos em outros idiomas pede-se que seja submetida uma proposta em inglês. Não é necessário verter o livro em inglês para a submissão. Mas será necessário fazê-lo caso a proposta seja aprovada.

Outras iniciativas ainda são importantes informar. Prevê-se a criação de um Banco de Dados para os membros da ISCHE e, em breve, será anunciado um Edital para apoio a viagem de jovens pesquisadores à próxima Conferência que irá acontecer na Argentina, de 18 a 21 de julho de 2017.

Tem havido muito interesse do Comitê Executivo em fomentar a participação e a integração de jovens pesquisadores no ISCHE. Além da Summer School e deste Edital, durante os dias do encontro foram promovidos um almoço de confraternização entre os jovens pesquisadores e uma reunião destes com os editores da Pedagogica Historica. Um espaço virtual está sendo criado no website da ISCHE para troca de experiências e, mesmo, circulação de notícias sobre oportunidades de trabalho.

Maiores detalhes podem ser encontrados na página web: www.ische.org. Também coloco-me à disposição para esclarecimentos no email dvidal@usp.br.

Um abraço

Diana Vidal