A Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) convida pesquisadores para a chamada pública de artigos para o Dossiê “A escrita da História da Educação no Brasil: experiências e perspectivas”.

Objetivos e Ementa

A publicação deste dossiê é parte de um conjunto de atividades que visa comemorar os 20 anos da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Partimos da premissa que é função precípua da SBHE e da RBHE fomentar as discussões em torno da historiografia da educação, considerando as diferentes experiências de escrita que demarcaram o campo de pesquisa. Os estudos historiográficos contribuem com a afirmação da identidade do campo, à medida que localizam e problematizam as obras e os autores reconhecidos como marcos da interpretação do passado educacional, considerando os tipos de fontes, as demarcações temporal e espacial, as teorias sociais e as linguagens utilizadas pela pesquisa em diferentes contextos. Nessa chave de leitura, a análise historiográfica é regida pela compreensão, a um só tempo, textual e contextual das narrativas, considerando não somente os contextos disciplinar e científico, mas, também, a ambiência social, intelectual e política na qual as narrativas e os historiadores estão imersos. É também parte do objetivo desse dossiê, a partir da problematização da história da escrita da História da Educação, mapear tendências e indicar perspectivas do movimento do campo científico e disciplinar.

Dos prazos

Os artigos inscritos para compor o dossiê “A escrita da História da Educação no Brasil: experiências e perspectivas” deverão ser submetidos até 28 de fevereiro de 2019 30 de março de 2019. A publicação do Dossiê ocorrerá em setembro de 2019, durante a realização do X Congresso Brasileiro de História da Educação.

Das inscrições e das normas

Os artigos devem obedecer rigorosamente as normas de submissão de artigos da RBHE, que podem ser encontradas em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions#onlineSubmissions. Os autores devem verificar a conformidade dos originais às configurações adotadas pela revista. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.

A submissão dos originais será feita, exclusivamente, pelo portal de periódicos SEER/UEM.

Os originais submetidos à publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. Cada autor só poderá ter um texto em tramitação. Na folha de rosto que acompanha o artigo deve constar a informação “TEXTO SUBMETIDO PARA O DOSSIÊ A escrita da História da Educação no Brasil: experiências e perspectivas”, além do título do trabalho e os dados completos de todos os autores na seguinte ordem: nome, última formação, função, filiação institucional (por extenso e sigla), cidade, estado, e-mail e endereço completo.

Comissão Editorial da RBHE João Pessoa, 14 de agosto de 2018.[1]

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