Prezados associados da SBHE, boa noite!

Segue divulgação de chamada de trabalhos para simpósio temático.

 

Prezad@s associad@s,
Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalho no simpósio temático intitulado "Práticas educativas no mundo ibero-americano contemporâneo", coordenado pela Profa. Adriana Maria Paulo da Silva (PPGE/UFPE), no próximo XI Encontro Estadual de História da ANPUH- Pernambuco: Democracia e Diversidade – Produção e socialização do Conhecimento Histórico. O evento irá ocorrer entre os dias 13 a 15 de julho na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Inscrições até o dia 26 de abril. Maiores informações pelo site http://www.pe.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=5698

Resumo do Simpósio:
Dentro do âmbito epistemológico da História, simpósio objetiva por em diálogo as pesquisas cujos referenciais teóricos, registros documentais e procedimentos analíticos privilegiem os processos sociais e políticos de construção, implementação e realização das práticas educativas no mundo Ibero-americano a partir de fins do século XVIII. Tais práticas podem estar, ou não, vinculadas ao aprendizado de ofícios específicos e podem relacionar-se às experiências ocorridas em espaços escolares ou em outras instituições e ambiências culturais.
Justificativa: O presente simpósio vem a serviço de uma demanda por espaços acadêmicos de discussão da (crescente) produção historiográfica local a respeito da historicidade das práticas educativas no mundo Ibero-americano contemporâneo, desenvolvida tanto em nível de graduação (por parte estudantes, dos cursos de Pedagogia e História ) quanto em níveis pós-graduados (nos mestrados e doutorados em História e Educação)e nos grupos de pesquisa atuantes na região. Espera-se, além da discussão qualificada das temáticas e procedimentos de pesquisa, a articulação dos historiadores da educação atuantes na região.

Bibliografia:
ALVES, C. M. C.. O educador e sua relação com o passado. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 3, p. 205-216, 2012.
DE CERTAU, M. A cultura do plural. Campinas: Papirus, 1995.
FELGUEIRAS, Margarida L. Por uma história social do professor primário em Portugal no século XX. Porto: Campo das Letras Editora, 2008.
FONSECA, Thais N.L. Letras, ofícios e bons costumes. Civilidade, ordem e sociabilidades na América portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GONDRA, J.G.; SILY, P. R. M. Na rota do progresso: representações a respeito da instrução pública na Argentina (1879). Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 733-751, 2015.
SILVA, Adriana M. P. Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX. Recife: Editora da UFPE, 2007.
THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

 

Grande abraço,
Adriana.