É com pesar que a Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação recebeu a triste notícia do falecimento da Professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça. A pesquisadora foi sócia fundadora da SBHE e fez parte das duas primeiras diretorias, ocupando no seu segundo mandato a Vice-Presidência da entidade. É inconteste o reconhecimento do seu trabalho como docente e pesquisadora. Promovida em 2016 a Professora Titular da PUC-RIO, Ana Waleska orientou mais de 40 trabalhos acadêmicos, entre dissertações e teses, formando diversas gerações de novos pesquisadores. Para além do reconhecimento da sua contribuição para o campo da História da Educação, gostaríamos de registrar nossa admiração à pessoa generosa e delicada que marcou de forma profunda a todos e todas que com ela conviveram.  

Diretoria da SBHE

 

HISTEDUP (Associação de História da Educação de Portugal).
 
A Direção da Associação de História da Educação de Portugal tomou conhecimento, com grande tristeza, do falecimento da nossa colega Ana Waleska Mendonça, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ana Waleska, como todos a tratávamos, era uma investigadora rigorosa e prestigiada, com uma produção vasta e uma enorme capacidade de dinamizar grupos de trabalho tendo em vista a pesquisa e a publicação. Era, igualmente, uma pessoa simples, generosa e de grande gentileza. Tinha uma relação especial com Portugal, onde esteve inúmeras vezes e em alguns casos por períodos longos, deixando cá muitos amigos e admiradores das suas qualidades humanas e académicas.
Enviamos as condolências à família e associamo-nos ao pesar de toda a comunidade brasileira de História da Educação por esta enorme perda.

 

Nota de falecimento - mensagem do Coordenador do Programa de Doutorado em Educação da Universidade de Salamanca.

Estimados colegas de Historia de la Educación:
Me comunican  de la PUCRio de Janeiro, universidad de la que formaba parte como docente e investigadora,  que ha  fallecido la profesora  Ana Waleska, reconocida historiadora de la educación en Brasil, y en particular en la historia de las universidades.
Ella ha participado activamente en la construcción de la comunidad científica de Historia de la Educación en Brasil y del CIHELA. Precisamente en el X Congreso del CIHELA celebrado en la Universidad de Salamanca en 2012 sobre "Formación de élites" ella impartió una de las conferencias generales.
Descanse en paz, y nuestra condolencia fraterna a los compañeros de Historia de la Educación de Brasil por tan sensible pérdida.

Saludos

José María Hernández Díaz

 

 

President of ISCHE

Dear Colleagues,
Please see attached my letter of condolences concerning the passing of Ana Waleska Pollo Mendonça.
Best,
Rebecca ROGERS
President of ISCHE
http://www.ische.org/

 

 

22 de Maio de 2017