Caros sócios, divulgamos informação enviada pela SBPC:

 
"Caros colegas das direções da Associações Científicas Afiliadas à SBPC
 
Em reunião do Fórum de Associações Científicas Afiliadas à SBPC, no dia 13 de outubro passado em Brasília, foi proposto que fossem realizadas novas atividades da Marcha pela Ciência no Brasil, no final de semana dos dias 11/12 de novembro, com a finalidade de chamar a atenção da população para os drásticos cortes em C&T no orçamento de 2018 e como forma de pressionar politicamente os parlamentares para que eles sejam revertidos.
 
É importante que todas as associações cientificas se incorporem nesta iniciativa e se engajem, junto com outras entidades e instituições, na organização e divulgação de atividades que podem ser de tipos diversos: atos públicos, caminhadas, debates, atuação na mídia, produção/divulgação/ exibição de vídeos, etc. Informações estão sendo divulgadas no JC, no Facebook da SBPC e no Facebook “Marcha pela Ciência no Brasil” [https://www.facebook.com/groups/726145034215388/].
 
São Paulo realizou, no dia 8/10, uma bela atividade da Marcha e que teve boa repercussão. Debates sobre a questão ocorreram também durante a SNCT em várias cidades, como Brasília, Florianópolis e Fortaleza. Foi inaugurado um novo tesourômetro na UFBA e proximamente será inaugurado outro em Fortaleza. No caso do Rio de Janeiro foi marcada, em reunião recente com diversas entidades, uma concentração para o dia 11/11, em frente ao Museu do Amanhã, com caminhada posterior. O lema será "Conhecimento sem Cortes no Rio de Janeiro", em função também dos cortes no orçamento estadual para C&T. Será feita, ainda, uma atividade na Assembleia Legislativa do Rio, possivelmente uma audiência pública, em relação a este orçamento.
 
Será importante analisar também os orçamentos estaduais previstos para 2018, em cada estado, e realizar ações visando melhorá-los, quando for o caso. Além de se fazer contatos e reuniões com deputados federais e senadores das bancadas estaduais no sentido de convencê-los a atuar no Congresso Nacional em defesa de mais recursos para a C&T.
 
Por favor, nos informem das atividades programadas por suas entidades e usem o JC como meio de informação e divulgação.
 
Abraços a todos,
 
Ildeu de Castro Moreira"