Compartilhamos o lançamento de um livro, organizado pelos professores José Gondra (UERJ) e a profa. Ana Clara B. Nery (UNESP). O livro conta com a participação de autores de diversos estados brasileiros (PA, PB, SP, PR, MG e RJ) e estrangeiros, de Portugal, Argentina, Uruguai, Canadá e Honduras.

 

A publicação encontra-se disponível nas principais plataformas e também pode ser obtido na forma impressa diretamente com a editora Alameda: http://www.alamedaeditorial.com.br/

Imprensa Pedagógica na Ibero-América: local, nacional e transnacional

Os impressos, sobretudo as revistas, tornaram-se fontes privilegiadas e objeto de estudos no campo da História da Educação, desde a década de 1980. Os trabalhos que se debruçam sobre os periódicos permitem investigar as questões da Educação de uma maneira bastante peculiar. O trabalho com as revistas e suas múltiplas possibilidades tem permitido ao campo educacional rever velhas questões e também constituir novos horizontes, problemas e abordagens. Ao reunir pesquisadores que tem desenvolvido trabalhos com e a partir de revistas, investindo em documentação inédita e novas perspectivas, este livro tematiza aspectos cruciais da História da Educação e da Pedagogia, ancorado no exame da circulação de postulações, propostas e modelos pedagógicos em escalas diversas. Deste modo, investigadores do Brasil, Portugal, Uruguai, Argentina e Canadá, aqui reunidos, apresentam resultados de pesquisas recentes em torno da imprensa pedagógica, oferecendo uma amostra expressiva das singularidades com que autores operam com este tipo de documentação, exploram as suas potencialidades, ao mesmo tempo em que demonstram aproximações e apontam para a ampla circulação das revistas especializadas no campo da educação, considerando as condições de produção, destinatários, prescrições e impactos deste tipo específico de literatura na racionalização da pedagogia e profissionalização do magistério.

  • Sumário
  • Prefácio
    • Antonio Romano

 

  • Parte I – Modelos Pedagógicos e Formação de Professores
    • Revistas Pedagógicas e governo dos professores no Brasil e nos Estados Unidos da América (1855-1881)
      • José Gonçalves Gondra
    • Aspectos da escolarização nas páginas de O Ensino Particular (1883)
      • ​Aline de Morais Limeira Pasche, Giselle Baptista Teixeira e Maria Zélia Maia de Souza
    • Da pedagogia como arte de ensinar à pedagogia científica: a Revista de Ensino e a difusão de modelos pedagógicos estrangeiros (1902-1918)
      • Marta Maria Chagas de Carvalho
    • Do projeto editorial à Reforma Educacional: revistas de e para professores (São Paulo, 1916-1923)
      • Ana Clara Bortoleto Nery
    • Profissão, Formação e Pedagogia no jornal O Educador
      • Joaquim Pintassilgo
    • La revista Anales de la Educación Común (Buenos Aires, 1920-1940): formación estética y sensible en el trabajo docente
      • Myriam Southwell
  • Parte II – Intelectuais e Educação Nacional: sujeitos, saberes e fontes
    • ​Intenções e alcance da Revista de Educação e Ensino no Norte do Brasil (1891-1895)
      • Sônia Maria da Silva Araújo
    • “Força pedagógica que despertará o Brasil, gigante que dorme”: Revista Nacional (1921-1923)
      • Márcia Cabral da Silva e Liana Pereira Borba dos Santos
    • A escrita de professores na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942) como um projeto de nação
      • Fabiana Sena
    • Estudantes, intelectuais, imprensa e poder: o caso da Revista Acadêmica (1933 -1948)
      • Tania Regina de Luca
    • Educación y Cultura: la escuela nueva en la rearticulación de la enseñanza secundaria en Uruguay (1939-1947)
      • Pía Batista
    • Fast news: A educação como acontecimento na revista Escola (1971-1973)
      • Maria Rita de Almeida Toledo
  • Parte III – Infância e Escolarização: circulação (inter)nacional de saberes
    • A boa educação e a boa instrução na verdadeira imprensa: a Revista do Ensino e O Apóstolo  (1880-1889)
      • Paula Leonardi, Fátima Aparecida do Nascimento
    • Contra “o fanatismo e a meia ciência”: a instrução pública em debate na Revista da Liga do Ensino (1884)
      • Inára Garcia e Paulo Rogério Marques Sily
    • Sangue, cruz e letras: representação do professor hondurenho na revista La Instrução Primaria (1895-1899)
      • Andrés Eduardo García Laínez
    • Aproximando-se da ‘caixa preta da escolarização’: uma análise da Revista do Jardim de Infância (1896-1897)
      • Alessandra Arce Hai e Larry Prochner
    • Entre abalizados e competentes: Educação e Pediatria unidas pela infância (1913-1915)
      • Jucinato de Sequeira Marques e Irma Rizzini
    • Um impresso pedagógico a serviço da educação pela arte: o jornal Arte & Educação (1970-1978)
      • Dulce Regina Baggio Osinski 
Imagens: