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Enviado por Sociedade Brasileira de História da Educação em 20/10/2014 10:04:27 (10 leituras)



GRUPO DE PESQUISA: HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE

 

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO FAPERJ: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DO ENSINO SECUNDÁRIO, NORMAL E PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA

 

(em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ)

 

DATA: 24/10/2014

 

LOCAL: Auditório 6 do CEFET/RJ – 5º andar do Bloco E

                 Entradas: Avenida Maracanã, 229 ou Rua General Canabarro, 485

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

 

Manhã:

 

9-12 hs – Mesa-redonda I : O Intelectual como Questão

Coordenação: Ana Waleska P. C. Mendonça (PUC-Rio)

Maria Alice Rezende (PUC-Rio)

Helena Maria Bousquet Bomeny (UERJ)

 

12-14 hs – Almoço

 

14-15:30 hs – Mesa-redonda II (socialização de resultados das pesquisas do grupo)

Coordenação: Silvia Alicia Martinez (UENF)

Christiane Pançardes da Silva – “Perfís profissionais, cultura profissional: um estudo sobre memória e história, socialização política e intelectual de professores da educação básica” (UFRJ)

Andréa Cristina de Souza da Silva – “Caminhos do sindicalismo: trajetórias de vida de professores do SEPE/Baixada Fluminense” (UFRJ)

Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues – “Os inspetores de ensino como intelectuais e seu papel na implantação da escola graduada fluminense (1896-1900)” (UENF)

 

15,30-16 hs – Café

 

16-18 hs – Mesa-redonda III: (continuação da socialização de resultados das pesquisas do grupo)

Coordenação: Tereza Maria Fachada Levy Cardoso (CEFET/RJ)

Patrícia Gurgel – “De normalistas a catedráticas: trajetórias de professoras do IERJ (1930-1960)” (UFRJ)

Maria Clara Oliveira Aldighieri Grigorovski – “O primeiro corpo docente da ETN” (CEFET/RJ)

Patrícia Coelho e André de Lemos Freixo – “O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio Pedro II Jonathas Serrano” (PUC-Rio e UFOP)

Jefferson da Costa Soares – “Dos professores ‘estranhos’ aos catedráticos: aspectos da construção da identidade profissional docente no Colégio Pedro II (1925-1945)” (PUC-Rio)


Enviado por Sociedade Brasileira de História da Educação em 16/10/2014 13:44:25 (22 leituras)

Caro(a) leitor(a),

É com satisfação que anunciamos o lançamento do número 58 da Revista Brasileira de Educação.

Convidamos você a acessar a Revista. Basta clicar uma vez na imagem que segue.

A Comissão Editorial.

Enviado por Sociedade Brasileira de História da Educação em 13/10/2014 13:17:53 (32 leituras)

Caros colegas , 


É com muito prazer que informo aos colegas que está disponibilizado na versão online o número especial da revista história & perpectivas :  história social: e. p. thompson (1924-2014).


Convido a todos e todas a visitarem a página http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas. 


Também aproveito para convidá-los para o simposio internacional, onde faremos o lançamento deste número. A programação pode ser consultada na página.  http://simposiointerepthompson.wordpress.com


Atenciosamente, 


Célia Rocha Calvo

Editora da revista história & perspectivas. (2014-2016)


Enviado por Sociedade Brasileira de História da Educação em 08/10/2014 15:05:18 (65 leituras)



Prêmio Capes de Tese 2014



Em nome da Sociedade Brasileira de História da Educação temos a enorme satisfação de registrar que a tese intitulada CARLOS DE LAET: ENTRE O MAGISTÉRIO, A POLÍTICA E A FÉ, defendida por ROSANA LLOPIS ALVES na Universidade Federal Fluminense, orientada pela nossa colega CLAUDIA MARIA COSTA ALVES DE OLIVEIRA, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2014 (Educação). Informações adicionais sobre a premiação podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico:

http://capes.gov.br/images/stories/do ... ia-n-134-de-30-9-2014.pdf

Parabéns a ambas pelo reconhecimento da excelência acadêmica do trabalho produzido e pela importante contribuição à nossa área.

A Diretoria

Enviado por Sociedade Brasileira de História da Educação em 07/10/2014 13:52:48 (38 leituras)


Colegas,

Em tempos de muita discussão sobre produção e produtivismo, a Compós coloca à disposição da comunidade no linkhttp://compos.org.br/periodicos.php a relação dos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I (CSAI) que integram o sistema Qualis da Capes. Separados por seu estrato (A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5), o pesquisador se depara com mais de mil e cem títulos. Basta clicar em um deles que o consulente é levado ao respectivo site, que traz todas as informações relativas à publicação.

Algumas observações preliminares devem ser feitas. Em primeiro lugar, o levantamento tomou como base os dados disponíveis no Web Qualis referentes à classificação estabelecida para o triênio 2010 a 2012. Esse levantamento abrange, portanto, os periódicos da área CSAI, não apenas os de comunicação. Por outro lado, como se sabe, uma revista passa a integrar o sistema Qualis quando o programa de pós-graduação informa a Capes (anteriormente via o coleta e agora via plataforma Sucupira) o artigo escrito pelo professor e/ou estudante em um determinado periódico. Se notamos a ausência de um ou outro título, ela pode ser explicada pelo fato de que não tivemos no triênio passado artigos de pesquisadores dos programas de pós-graduação nestas publicações. Na pesquisa e verificação dos títulos, nós nos deparamos com títulos semelhantes, duplicados, e, por vezes, com classificação diferente. Dentro do total, não chegam a 2%, se tanto. A coordenação de área já foi informada, e isso será objeto de revisão na próxima avaliação. Por fim, não foi possível localizar todos os links. Acreditamos também que um ou outro erro pode ter ocorrido nesse levantamento. Contamos com o apoio dos colegas no sentido de aperfeiçoar esse instrumento de pesquisa.

Recorrer à noção de instrumento de pesquisa não é fortuito. Além de permitir ao interessado que identifique as revistas para as quais pretende submeter seus artigos, a lista, dividida por estratos, fornece um diagnóstico amplo da produção científica em nosso campo. Por seu intermédio, é possível comparar as publicações estrangeiras com as nacionais, identificar as semelhanças e diferenças entre os periódicos separados por estratos, aproximar revistas de Comunicação às de Ciências da Informação, e assim por diante.

Contamos com a colaboração neste trabalho de Marcus Biaggi, a quem agradecemos.

Atenciosamente,

Eduardo Morettin
Inês Vitorino
Gislene Silva

Diretoria da Compós 2013 - 2015