Simpósio Temático Nº. 08 “História da Educação: memórias, trajetórias e instituições no Brasil”que estamos oferecendo no XVI Encontro Estadual de História da ANPUH/SC, que acontecerá entre os dias07 e 10 de junho de 2016, em Chapecó – SC.

Espero poder contar com seu auxílio na divulgação, bem como, com submissão de trabalho em nosso Simpósio.

Informações sobre inscrições/normas dos textos:

http://www.encontro2016.sc.anpuh.org/ ... udo/view?ID_CONTEUDO=1908

 

Período de inscrições:

01 de março a 31 de março       

Período de envio de propostas de trabalhos (resumos) para os simpósios temáticos e pôsteres

(sujeitos a avaliação e aprovação pelos respectivos coordenadores de simpósios temáticos).

Período de pagamento de inscrições com desconto de apresentadores de trabalhos em ST. (Obs.: a anuidade deve estar em dia até o momento da inscrição)
​Ps: Detalhes em anexo

008. História da Educação: memórias, trajetórias e instituições no Brasil

Coordenadores: JOSÉ EDIMAR DE SOUZA (Pós-doutor(a) - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim)

Resumo: O objetivo do ST é discutir pesquisas sobre a história e a trajetória de instituições educativas e o protagonismo constituído pelos sujeitos em relação ao contexto em que está inserida a referida instituição. As instituições possuem uma cultura singular que é constituída pelas relações, pelo modo idiossincrático de cada um que integra e no modo como interage no espaço em que convive. Nesse sentido, interessa ao ST analisar, a partir das determinações históricas, experiências e realizações promovidas por instituições educativas e culturais que se ocuparam em desenvolver ações conjugadas à formação de sujeitos e grupos em diferentes contextos e conjunturas contribuindo para a composição de identidades de pertencimento.
Pretende refletir quanto ao uso de fontes orais em estudos que agreguem as relações entre memórias temáticas e/ou biográficas, as trajetórias dos sujeitos em relação ao seu grupo social, bem como o cotejamento com demais documentos da pesquisa histórica. Nesse sentido, o ST acolhe comunicações que articulam as interfaces entre História, memória, os processos e práticas de instituições escolares e demais organizações culturais; desdobrando-se nas relações entre História Oral e memória; as culturas e práticas de escolarização e as fontes orais; o cotidiano escolar na perspectiva de sujeitos e instituições; trajetórias, experiências, estratégias e formas de ser, fazer e vivenciar a escolarização/docência.

 

Data do Evento: 
07 e 10 de Junho 2016
Local do Evento: 
Chapecó