078.História e historiografia da educação da população negra no Brasil

Coordenadores:
Fabio Eduardo Cressoni (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira UNILAB), Surya Aaronovich Pombo de Barros (UFPB)

Resumo: Este simpósio pretende revestir-se em um espaço para discussões sobre os diferentes campos teórico-metodológicos constituídos em torno do campo da pesquisa sobre a escolarização formal e as práticas de educação não formais da população negra no Brasil. Nesse sentido, trabalhos que analisem diferentes temáticas em torno dos períodos escravista, abolicionista e pós-abolicionista, com foco nos processos de mediação cultural, resistência, visibilidade e protagonismo das populações africanas e afrodescendentes, serão bem-vindos. Privilegiar-se-á ainda trabalhos destinados a pensar o lugar socialmente atribuído à população negra brasileira neste campo de investigação, bem como sobre os processos educativos formais e não formais sob a ótica da história e historiografia da educação do negro no Brasil e seu ensino na educação básica.

https://www.snh2019.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=164&fbclid=IwAR3klKTAicsbDHArjE5KxMYk4melB_zmQLBXVId0w-2l4-6vAfZx1g6qaOE

Atenciosamente,