Seminário: "Educação no Brasil, tradições democráticas"

XIII Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe o professor Carlos Roberto Jamil Cury para refletir sobre a educação nas diversas constituições brasileiras

 
 

Na próxima quinta-feira dia 04 de abril o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil inicia o seu XIII Seminário Anual com o tema “Educação no Brasil, tradições democráticas“. Para a primeira atividade do ano convidamos o professor Emérito da UFMG, Carlos Roberto Jamil Cury, que discutirá “A educação nas Constituições outorgadas: diferenças e semelhanças com tendências atuais”. O professor abordará a educação nas Constituições e leis infraconstitucionais nas quais o direito à educação sofre limitações de várias ordens como inclusão limitada, ausência de financiamento vinculado e censura.

Neste ano, a proposta do Seminário Anual é divulgar as pesquisas e experiências que a universidade tem produzido ao longo das últimas décadas em busca do fortalecimento democrático. Queremos dar visibilidade às experiências, projetos, ações e concepções que fazem parte do cotidiano do debate na educação e que ajudam a solidificar práticas voltadas para a diminuição das desigualdades sociais e para enfrentar os desafios da alfabetização, do letramento, do acesso e da permanência na escola básica e na universidade, dentre outros.

O professor Carlos Roberto Jamil Cury tem vasta experiência no campo de políticas públicas e direito à educação. Já foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e do Conselho Nacional de Educação (CNE), na Câmara de Educação Básica (CEB), da qual foi presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES, onde também atuou como  membro do CTC da Educação Básica. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e atualmente é membro do Conselho Nacional desta Sociedade. Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. É professor Emérito da Faculdade de Educação da UFMG e professor adjunto da PUC-Minas.

A conferência terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube.

 

Serviço:

Conferência “A educação nas Constituições outorgadas: diferenças e semelhanças com tendências atuais” Prof. Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC-Minas)

Data: 04-04-2018

Horário: 19h

Local: Auditório Neidson Rodrigues FaE/UFMG

Endereço: Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha

 

Transmissão ao vivo pelo You Tube

Outras informações em www.pensaraeducacao.com.brpensar@ufmg.br,Facebook  e pelos telefones (31)3409-5355 e (31)  98212-5621