Uerj promove encontro sobre Independência e Educação na América e África

 

No período de 11 de março a 23 de junho a Universidade do Estado do Rio de Janeiro recebe o Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação, no Auditório 113 do campus Maracanã. O evento tem como objetivo discutir os processos de emancipação em países dos dois continentes, abordando as relações entre os projetos de nação e os de formação das populações, as iniciativas utilizadas para a consolidação dessas experiências, bem como as funções da educação/instrução no projeto de construção das nações.

 

“Nós estamos contando com pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior. Estão confirmados 20 palestrantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e 11 de fora do país”, afirma José Gondra, professor da Faculdade de Educação da Uerj e coordenador geral do encontro, juntamente com a professora Aline Limeira. De acordo com ele, o Colóquio também vai debater a relação entre os movimentos de independência e as efemérides de cada localidade, considerando os instrumentos de ensino voltados para docentes, tais como revistas, jornais, livros, compêndios, manuais, etc.

 

Durante as primeiras sessões, marcadas para os dias 11, 12 e 13 de março, o público poderá interagir com convidados da Espanha, Portugal, Moçambique, México, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Argentina e Chile. Entre os temas em debate, o imaginário escolar argentino, os dilemas da formação cidadã uruguaia, a história do Estado do Grão Pará, a formação dos professores de Moçambique na década de 1970, a pedagogia dos panfletos políticos na independência do Brasil, a construção da identidade através de projetos de escolarização, a inauguração do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) no prédio do Palacete Dom João VI, entre outros.

 

A programação completa do Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação pode ser conferida no site https://uerjbicentenario.wixsite.com/evento. O encontro acontece das 9h às 18h, no Auditório 113 da Uerj, na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

 

Serviço

Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação

Data: 11 de março a 23 de junho

Hora: 9h às 18h

Local: Auditório 113 da Uerj

Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Imagem: