A Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), nestes 20 anos de atividades (1999-2019), tem cumprido o importante papel de congregar professores/as e pesquisadores/as brasileiros/as que desenvolvem atividades de ensino e pesquisa na área, de forma a estimular a realização de estudos no campo da história da educação e áreas afins.

 

Imbuídos desse propósito, um dos espaços desenhados para a divulgação e a troca de conhecimentos produzidos tem sido o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) que, desde o ano 2000, reúne, a cada dois anos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais com produção relevante sobre o tema. O CBHE já aconteceu em várias cidades: Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Curitiba, (PR), Goiânia, (GO), Aracaju, (SE), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Maringá (PR) e João Pessoa (PB).

 

A décima edição do CBHE será realizada na cidade de Belém (PA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 02 a 05 de setembro de 2019. Trata-se do primeiro evento nacional da SBHE a ser realizado na região Norte do Brasil. A escolha da região amazônica para a realização do XCBHE é resultante da combinação de dois fatores: o reconhecimento da comunidade de historiadores da educação em relação ao importante e competente trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da região; e a sintonia entre a região norte e o tema central do evento, “História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural”.

 

Confiram aqui o site do evento.