Divulgamos chamada para publicação em dossiê da Revista Brasileira de História da Educação: 

A Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) informa que encontra-se aberta a chamada de artigos para o Dossiê "Processos de emancipação e educação na América: história, política e cultura (séculos XIX e XX)", a ser publicado em 2020.

 

O período para a submissão de trabalhos para o dossiê é de 01/03 a 15/04/2020. 

A revista recebe também artigos de outras temáticas em fluxo contínuo.

 

Para submissão, acessar o portal da revista: 

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/index 

 

 

Dossiê “Processos de emancipação e educação na América: história, política e cultura (séculos XIX e XX)”.

Dos prazos

  1. Os artigos inscritos para compor o dossiê deverão ser submetidos no período de 01/03 a 15/04/2020.
  2. Somente serão avaliados para essa temática os textos enviados até a data de 15/04/2020. Textos enviados fora do prazo poderão ser avaliados dentro do fluxo normal da Revista.

 Da submissão dos trabalhos

  1. A submissão do artigo deverá ser feita individualmente, mediante cadastro na Revista http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/login.
  2. Os artigos deverão obedecer rigorosamente às normas de submissão de artigos da RBHE. As diretrizes para autores estão disponíveis em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.
  3. O responsável pela postagem do artigo fará constar em Nota ao Editor (item constante durante o processo de submissão) a informação “texto referente ao Dossiê Temático: Processos de emancipação e educação na América: história, política e cultura (séculos XIX e XX)”.
  4. Os artigos deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. Cada autor poderá submeter somente um texto para esta chamada.

 Dos autores proponentes

  1. Os proponentes deverão ser professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o Dossiê e terem seus currículos Lattes atualizados, bem como o registro ORCID.
  2. O responsável pela postagem do artigo deverá fazer constar como Documento Suplementar (item constante durante o processo de submissão) folha de rosto com, além do título do trabalho, os dados completos de todos os autores na seguinte ordem: nome completo, afiliação institucional completa (por extenso e sigla), última formação, cidade, estado, e-mail, mini-currículo e ORCID.

Do processo de avaliação e de revisão dos artigos

 

Os artigos passarão individualmente pelo seguinte processo de avaliação:

a) Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos serão submetidos à leitura dos coordenadores do dossiê e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Brasileira de História da Educação e às normas para submissão disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions.

Caso não atendam às exigências, serão devolvidos os artigos que:

  1. Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica.
  2. Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação.
  3. Apresentam-se sob forma de projeto de pesquisa ou relatório de pesquisa.
  4. Não apresentam análise aprofundada da temática que se propõem a discutir.
  5. Possuem excessivos erros de redação bem como de estruturação de texto, de modo a dificultar a compreensão.
  6. São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada.
  7. Não apresentam a forma de artigo científico e/ou acadêmico.
  8. Não cumprem as normas da Revista Brasileira de História da Educação disponíveis em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions>.

Esses artigos serão devolvidos aos autores com a sugestão de reformulação e nova submissão, podendo ser avaliados para a demanda normal da revista e não mais para este dossiê.

b) Revisão cega por pares quanto ao mérito:

Nessa segunda fase, a revista encaminha o artigo, sem identificação do autor, para avaliação de dois pareceristas da área temática (membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc). Os pareceristas podem aceitar integralmente o artigo, solicitar reformulações ou rejeitar. Essas decisões são feitas através de parecer descritivo. Quando dois pareceristas aceitam o artigo, o mesmo passa para a fase seguinte. Quando um ou dois pareceristas solicitam reformulação, o artigo é devolvido ao autor para proceder às reformulações. Quando o autor reenvia o texto reformulado, o mesmo é reavaliado, passando para a etapa final.

c) Revisão e adequação do trabalho às normas da RBHE:

Nessa última etapa, o artigo passa por revisão de linguagem e normalização. Caso seja necessário, o artigo é enviado ao autor para correções e adequações, para finalmente ser encaminhado para publicação.

Dos artigos que comporão o dossiê

O dossiê a ser publicado contemplará diversidade de autores, de instituições e de regiões do país e estrangeira. Será composto de no mínimo 06 e máximo de 12 artigos. Os artigos que, embora aprovados, não comporão o dossiê poderão ser publicados em números posteriores como parte da demanda normal da revista, se os autores assim o desejarem.