Colegas, é com imensa alegria que reencaminhamos o CONVITE PARA SUBMISSÃO COMUNICAÇÃO ORAL no GT Patrimônio Educativo, Cultura e História da Educação.

IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

Link do evento: http://www.unesc.net/portal/capa/index/789

19, 20, 21 e 22 de maio de 2020

Coordenadores (as): Giani Rabelo (UNESC), Alessandro Bica (UNIPAMPA), Marli de Oliveira Costa (UNESC)

 

O GT 66 -  Patrimônio Educativo, Cultura e História da Educação pretende ser um espaço de socialização de pesquisas em andamento e/ou concluídas, a fim de aprofundar aspectos relativos à memória da educação em suas diferentes interfaces, tendo como objeto central o diálogo entre o patrimônio educativo e a cultura escolar. Os vestígios encontrados nas escolas oferecem um terreno fértil para a compreensão da materialidade das relações que são construídas, historicamente, no cotidiano da escola e fora dela. Deste modo, a guarda e a preservação desses vestígios contribuem para a realização de pesquisas sobre a trajetória histórica das instituições educativas e, também, sobre as práticas e saberes desenvolvidos no seu interior. Atualmente, presenciamos um movimento forte, dentro e fora do país, de recuperação, preservação, guarda e divulgação do patrimônio educativo. Além disso, este vem sendo pensado no campo do patrimônio cultural, no qual emergem inúmeras experiências voltadas para a preservação do patrimônio educativo e o museísmo pedagógico, ou seja, espaços físico e/ou virtuais que permitem reconstruir a memória educativa coletiva. São objetivos deste Grupo Temático: oportunizar o encontro de pesquisadores/as e acadêmicos/as da área da educação que tem como foco a história da educação, o patrimônio educativo e repositórios digitais; fortalecer o debate teórico sobre o tema patrimônio educativo; dar visibilidade às experiências de preservação dos  vários patrimônios educativos e espaços (físicos e virtuais) de memórias; propor políticas públicas que valorizem o patrimônio educativo, bem como sua difusão. Serão acolhidos trabalhos que tratem: do patrimônio educativo como produto e produtor de distintas culturas escolares; de metodologias de pesquisa; de análises críticas sobre as políticas públicas vigentes no campo da preservação do patrimônio escolar; de ações que visem à preservação do patrimônio material e imaterial das escolas; da história de instituições escolares; de análises de experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material dos repositórios digitais, museus da educação e dos museus virtuais; de investigações que se debruçam sobre o patrimônio material e imaterial das instituições educativas.

 

Datas importantes: 18 de novembro de 2019 a 18 de fevereiro de 2020
Período de submissão de resumos para Comunicação Oral nos GTs

Regras para a submissão:

• Cada trabalho poderá conter até três (03) autores(as);
• Serão aceitos trabalhos submetidos por profissionais da educação básica, estudantes de pós-graduação, mestres(as) e doutores(as);
• O profissional da educação básica deve ser estudante de pós-graduação ou possuir a titulação mínima de especialista;
• Será aceita a submissão de até dois (02) trabalhos (autoria e/ou coautoria);
• Não haverá reembolso para propostas não aprovadas;
• Os resumos serão obrigatoriamente enviados via Área do Inscrito (não há template), no período de 18 de novembro de 2019 a 18 de fevereiro de 2020, e deverão: deverão conter:
a) Título (máx. 200 caracteres com espaços);
b) O uso de títulos integralmente em caixa alta não é permitido;
c) Texto (mín. 1.000 e máx. 1.500 caracteres com espaços);
d) O corpo do resumo não poderá conter citações (diretas e indiretas), referências bibliográficas ou notas de rodapé;   
e) Palavras-chave separadas por ponto e vírgula (mín. 3 e máx. 5);
f) Fonte financiadora (quando houver).