Objects that travel in time. The commercial circulation of educational objects between the 19th and 20th centuries
Divulgamos, a pedido da Profa. Dra. Gizele de Souza, a publicação sobre o trabalho e osestudos do grupo de pesquisa – TOH (Teaching Objects History).
O livro está disponível, gratuitamente, pelo site da Editora italiana Pensa Multimedia: https://www.pensamultimedia.it/libro/9791255682547.

Sinopse: O volume Objects that travel in time. The commercial circulation of educational objects between the 19th and 20th centuries reúne ensaios de estudiosos italianos, franceses, espanhóis e brasileiros, congregados em torno do grupo de pesquisa internacional TOH – Teaching Objects Learning. A obra propõe-se a estudar o objeto didático histórico em sua circularidade e, portanto, em sua dimensão transnacional, funcionando como indicador das trocas e influências recíprocas entre diferentes países e realidades.
Para revelar esse potencial heurístico do objeto didático, os autores recorrem a fontes plurais e a olhares de pesquisa amplos e transversais, que vão da análise de eventos como as Exposições Universais ao estudo de patentes e acordos comerciais, passando pela identificação das trajetórias de apropriação, importação e exportação de objetos didáticos e pelo exame de sua presença em diversos contextos e áreas geográficas.
Os trabalhos adotam, assim, uma perspectiva que considera o objeto didático não apenas em si mesmo—suas características e modos de uso—mas inserido em uma complexa rede de significados, dado seu poder de entrecruzar planos culturais e comerciais e de espelhar a circularidade das ideias pedagógicas em diferentes épocas históricas.
Este volume, que inaugura a coleção Paths of Learning Objects, busca contribuir para os estudos sobre a materialidade escolar com o objetivo explícito de estimular, entre comunidades científicas de distintos territórios, um diálogo sobre olhares, fontes e métodos de pesquisa. Pretende, a partir das especificidades de cada grupo, promover uma reflexão-quadro comum acerca da circulação dos objetos didáticos e das “viagens”, no espaço e no tempo, que esses objetos realizam.