V Temporada do Programa Bibliografia Viva: Maria Helena Câmara Bastos
Prezados,
Divulgamos, por solicitação da Coordenação do GT 02 – História da Educação da ANPED, nas pessoas da Profa. Dra. Alessandra Cristina Furtado (UFGD) e do Prof. José Edimar de Souza (UCS), a V Temporada do Programa Bibliografia Viva.
Homenageada: Maria Helena Câmara Bastos, data: 29/04/2025 – Terça-feira, horário:19h. Canal: Bibliografia Viva – YouTube, conforme segue.
Título: Histórias e Memórias da Educação na obra de Maria Helena Câmara Bastos
O 1º episódio da 5ª temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora Maria Helena Câmara Bastos. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 29 de abril, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.
Maria Helena Camara Bastos é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Quando terminou o ginásio em 1965, fez concurso para o Instituto de Educação General Flores da Cunha no Rio Grande do Sul para cursar o Normal, o que era o caminho mais natural para as moças na época. Porém, também, prestou concurso para Colégio de Aplicação/UFRGS, para o curso Clássico, em turno integral, e acabou optando por este. Depois de cursar o colegial acabou indo para a UFRGS cursar a licenciatura em História e a docência tornou-se parte de seu futuro profissional.
Bastos foi coordenadora do GT História da Educação da ANPEd (2013-2015) e deixou legado significativo à história da educação, com destaque a temas e objetos de pesquisa relativos à cultura escolar, impressos, imprensa periódica, imprensa de educação e ensino. Coordena o Connecting History of Education Working Group, sendo editora da revista História da Educação, da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Participa do grupo TRANSFOPRESS Brasil – Imprensa em língua estrangeira entre identidade e alteridade.
Trajetória acadêmica
A nossa homenageada desse programa é licenciada em História pela UFRGS desde 1972. Entre 1982 e 1984 cursou Mestrado em Educação/ Planejamento da Educação, pela mesma instituição. Entre 1988 e 1994 cursou o doutorado na FEUSP. Além disso, realizou estudos pós-doutorais no Service dhistoire de léducation/SHE-INRP em duas ocasiões em 2000 e em 2010.
Bibliografia Viva
A Roda de Conversa sobre a educadora será conduzida por Fabrício Vinhas (UEMG) e José Edimar de Sousa (UCS), que terão como convidadas Maria Teresa Santos Cunha (UFSC/Udesc), Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (Unisinos), Tatiane Ermel (UVa). A homenageada não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.
O Programa Bibliografia Viva chega à sua 5ª e temporada repaginado em seu formato que, até aqui, já homenageou vários/as intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube no canal oficial da Faculdade de Educação da UFMG. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Universidade de Caxias do Sul e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais e da sociedade civil organizada: Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè, Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Áudio Visual da FaE/UFMG, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Interseccionalidades da UEMG e também contamos com a parceria com o Coletivo Troca. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube: Bibliografia Viva – YouTube
Serviço:
Data: 29/04/2025 – Terça-feira
Horário:19h
Canal: Bibliografia Viva – YouTube
Contatos
Instagram – @Bibliografiaviva
Facebook – @BibliografiaViva
E-mail – bibliografiaviva@gmail.com