Chamada para submissões: Dossiê “A história vivida, pensada e ensinada em perspectiva etnobiográfica”
Divulgamos, a pedido da Prof.ª Drª Miriã Lúcia, chamada para publicação:
A Revista História Hoje (Qualis A1) convida a comunidade do Ensino de História para submeter artigos para o dossiê “A história vivida, pensada e ensinada em perspectiva etnobiográfica”.
Organizadores: Luis Correia (Universidade do Porto), Miriã Luiz (UFES) e Ticiana Costa (Secretaria Municipal de Vitória-ES)
O dossiê intitulado A história vivida, pensada e ensinada a partir da perspectiva da etnobiografia articula dois campos conceituais, teóricos e epistemológicos – A História do Tempo Presente e o Ensino de História; e um que trata das possibilidades metodológicas e epistemológicas de investigação no campo da educação e, em particular, do ensino de história: as pesquisas a partir de experiências etnobiográficas.
O presente dossiê se abre para textos, resultados de estudos que busquem entender as singularidades da História vivida, pensada e ensinada em diferentes contextos educativos, de modo a permitir problematizar questões gerais e amplas, em contextos locais e regionais, a partir de narrativas produzidas em perspectivas etnobiográficas, ou seja, a partir de narrativas sobre si capazes de veicular acontecimentos de uma história sociocultural, produzida entre as percepções subjetivistas e racionais, pois é nesse movimento que repousa a problemática da etnobiografia.
Período para submissão de artigos: 15 a 28 de fevereiro de 2025.
Informações disponíveis no site da revista: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/announcement/view/14